quinta-feira, 21 de julho de 2011

CONTRATE UM REVISOR DE TEXTO

A IMPORTÂNCIA DO REVISOR DE TEXTOS*

Muitas pessoas gostariam de saber quem é o revisor de textos, que formação ele tem e quanto custa o trabalho dele. Normalmente, as pessoas têm a noção de revisor de textos ligada ao ofício de professor de português, já que quase todos tivemos nesses mestres os primeiros críticos e orientadores de nossa redação. Muitos revisores foram ou são mesmo professores e tiveram a formação tradicional de Letras, o que é apenas um dos muitos caminhos para se chegar ao ofício de revisor. Mais antigamente, quando havia revisores nas redações de jornais e tipografias, o ofício era exercido por estudantes de Direito, de Filosofia, e de diversos outros ramos que, bem treinados nos estudos clássicos, tinham a habilidade para reduzir os erros tipográficos que eram comuns àquelas atividades, com as limitações técnicas daquela época. Hoje há revisores advindos das mais diversas formações; ainda predominam os bacharéis e licenciados em Letras, mas agora com muitos jornalistas e publicitários concorrendo com eles, além de grande número de pessoas de outras áreas que aportam no ofício.
Boa parte dos revisores mais experientes é de profissionais que acumularam a erudição necessária e a conjugaram com o conhecimento linguístico imprescindível, aprimorando gramática, sintaxe, semântica, bem como a competência retórica, por esforço próprio.
A profissão de revisor de textos está se especializando muito atualmente. Hoje pensamos o texto como suporte da informação entre autor e leitor, como uma mídia ou um elemento da multimídia portador de mensagem genérica ou específica destinada a um público amplo ou restrito, e a função do revisor é aperfeiçoar esse instrumento. O revisor de textos é o profissional que aperfeiçoa, melhora, enriquece o texto em sua função comunicacional.
Assim, há revisores especializados em tão diversos tipos de textos quantos eles existem. Só para citar alguns, pensem em textos jornalísticos, científicos ou literários. Então há revisores jornalistas, cientistas e literatos – e assim por diante. Há muitos tipos de revisores e suas formações de origem são igualmente diversificadas, havendo em comum muito livro, muita escrita e alguma erudição acumulada.
Não se improvisa um revisor, seu trabalho não pode ser substituído pelo favor de algum parente ou conhecido que tenha domínio pleno da língua, um professor de português, por exemplo. O domínio da gramática e os outros atributos linguísticos necessários são bem disseminados, mas a habilidade específica e o pleno controle do registro formal acadêmico nem sempre são encontrados nas pessoas. Não se trata apenas de o texto estar certo, mas de melhorá-lo e adequá-lo plenamente ao fim a que se destina.
Portanto, antes de pensar em quanto custa a revisão de textos, é o caso de pensar no custo de formação de um revisor, no custo da disponibilidade dele para quando for necessário, no custo dos anos de prática e de exercício de tarefas assemelhadas. O custo da revisão, da boa revisão que um trabalho de qualidade merece, pode parecer elevado, mas não existe milagre no mercado, para se comprar ou contratar o que é bom, certos valores e custos são necessários.
Quer saber o preço? Solicite orçamento, mas lembre-se que o trabalho do revisor não é o de uma simples correção ou revisão é bem diferente e mais que isso – é a otimização do texto.

* Este texto é uma transcrição adaptada dos artigos “Quem é o revisor de texto?” e “Quanto custa a revisão de texto?”, publicados no blog Keimelion – revisão de textos.

3 comentários:

  1. Obrigado por citar nossos artigos e pela referência que nos faz. Um pequeno reparo: trata-se de Keimelion - revisão de textos. Não fazemos redação. http://www.keimelion.com.br
    Saudações!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de agradecer a "Keimelion - revisão de textos" por deixar seu comentário sobre seus textos que transcrevemos com adaptação e informar que fiz a devida correção. Muitíssimo obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu faço revisão de textos há mais de cinco anos, aliando qualidade e preço baixo. Posso divulgar aqui o meu blog de revisão? Lá vocês poderão acompanhar os detalhes dos serviços prestados, além do meu currículo Lattes, onde está detalhada a minha formação. Atenciosamente, Elaine - Profª Mestre em Letras

    http://revisao-de-textos.blogspot.com/

    ResponderExcluir