terça-feira, 12 de abril de 2011

FILOSOFIA & MÚSICA

A MÚSICA CARREGA SIGNIFICADOS EM SI MESMA
Texto de Marco Antonio Maluf


É quase impossível imaginar o que seria a nossa vida sem a música. Estamos tão imersos nela que nem nos damos conta disso. A música está presente em quase todos os lugares, trazendo consigo lembranças e emoções das mais variadas formas. Para o filósofo alemão Arthur Schopenhauer (1788-1860), a música é muito mais que a transmissão de sentimentos, ela é o próprio sentimento encarnado em notas musicais.
Segundo Schopenhauer, “a música não exprime tal e tal alegria, tal e tal aflição, tal e tal dor, terror, encantamento, vivacidade ou calma de espírito. Ela pinta a própria alegria, a própria aflição e todos os outros sentimentos”. Por isso, o filósofo colocava a música num patamar superior a todas as outras artes. A música “fala” por si mesma, não importa o que diz a sua letra.


- Se você é do tipo romântico, do tipo que se deixa levar pela emoção, pelo sentimento, pela lembrança que a música traz consigo, não perca a oportunidade de ouvir Jaya, acompanhado de seu violão, tocando e cantando músicas pops, nacionais e internacionais, dos anos ’80 às atuais. Ligue agora: (98)8853-1401, ou envie e-mail para jayashow@hotmail.com e tenha momentos de grande satisfação.

*Fonte: Revista Discutindo Filosofia Ano 1 Nº6, Seção Filosofia & Cotidiano, p.8, Texto “No Embalo dos Sons” de Marco Antonio Maluf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário