quarta-feira, 9 de março de 2011

NIETZSCHE: VIDA & OBRA

CURSO ON-LINE “NIETZSCHE PARA ESPÍRITOS LIVRES”

A maioria dos autores e comentadores da obra de Nietzsche são unânimes em reconhecer que seu objetivo é a formação de um ser humano de melhor qualidade, a partir de novos valores e de uma nova concepção da própria educação. Nessa perspectiva, estou dando a oportunidade aos leitores do meu blog de conhecerem "quem foi esse filósofo" e "qual a importância da sua obra". Antes, porém, abro esta seção transcrevendo alguns comentários de pessoas envolvidas com a filosofia nietzschiana no Brasil:

"O objeto privilegiado da análise de Nietzsche será a nossa "civilização", Essa atenção dirigida à civilização não é senão a consequência daquilo que será, para Nitzsche, a tarefa essencial da filosofia: a "educação superior da humanidade"."
(Bernadette Siqueira Abrão - A História da Filosofia)


)

“Tomando como base os recentes lançamentos editoriais, tem-se a impressão de que a filosofia do pensador alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche jamais esteve tão em voga. Nos cursos universitários ou livres, o interesse é ainda mais patente, mesmo num país periférico no campo das ideias e do pensamento filosófico como o Brasil."
(Fábio Cardoso - Revista Conhecimento Prático – Filosofia Nº17)

“A obra de Nietzsche permanece inteiramente atual, na medida em que prenuncia grande parte do que foi desenvolvido ao longo do século XX. “Ser nietzschiano” significa não apenas estudar um sistema de pensamento, mas aderir a um modo de vida."
(Sílvia Pimentel Velloso Rocha – Revista Entre Livros Nº18)

“Eu tenho a impressão de que esse fenômeno Nietzsche é algo corrente, uma vez que não é algo corrente apenas nos dias de hoje, mas algo que ocorre há mais de cem anos. A imagem que está ligada à figura do filósofo foi sempre a imagem do iconoclasta, do grande revolucionário; daquele que vai promover uma grande transformação e, em particular, uma mudança no comportamento.”
(Scarlett Marton – organizadora dos Cadernos Nietzsche)

Conhecer a vida e a obra desse filósofo é, e sempre foi, de grande valia, uma vez que o pensamento nietzschiano se apresenta como um desafio constante para a cultura, a moral, a religião e a educação de qualquer sociedade.

Este curso permitirá a você um contato próximo com os principais detalhes da história do pensador alemão, assim como com suas obras de maior relevância. Mais de 10 obras serão apresentadas e comentadas aqui, de forma que você fique por dentro do universo nietzschiano e enriquecido do saber filosófico.

Este curso estará disponível para você gratuitamente, sem qualquer tipo de despesa. Peço apenas que, em retribuição a isso, você siga o blog, promova-o entre seus amigos e parentes e, se possível, faça um convite para uma palestra ou aula presencial, na sua escola ou faculdade, entre seus amigos, funcionários ou colegas de trabalho.

No mais, bom estudo e MUITO OBRIGADO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário