terça-feira, 1 de março de 2011

FILOSOFIA & HOLISMO

A CURA QUÂNTICA E A TERAPIA HARI*

Há muito se têm propagado conceitos de medicina holística, na qual mente e corpo devem atuar em perfeita consonância.O médico hindu Dr. Deepak Chopra, associando seus conhecimentos da medicina moderna ocidental à antiga sabedoria indiana conhecida como ayurveda, elaborou uma nova proposta de tratamento que denominou "a cura quântica" (a capacidade de um modo de consciência - a mente - para corrigir espontaneamente os erros em outro modo de consciência - o corpo). Sua teoria é baseada em conhecimentos milenares, recolhidos através dos Vedas, que traduzem a sabedoria dos rishis (iluminados).
A cura quântica do Dr. Chopra é baseada no quantum, que, segundo sua definição, é "um salto descontínuo de um nível de função para outro, mais elevado: a transição quântica". O ponto básico é aceitar que toda forma de energia é constituída por essa unidade mínima, que não pode ser subdividida em nada menor. "Unir, no sentido em que os físicos usam a palavra, significa provar que duas coisas podem se transformar cada uma na outra, num nível mais profundo da natureza", diz o doutor, e acrescenta: "transcender significa também entender que a realidade começa aqui dentro".
A medicina holística do Dr. Chopra também fundamenta alguns princípios da T.H* (embora aquela proponha a cura física propriamente dita, enquanto esta não foi desenvolvida para tal). O ponto em comum é que existe para ambas uma unidade indivisível que se encontra apenas num nível extremamente sutil e profundo. Para a T.H* essa unidade é denominada "jiva" (enquanto existência efetiva no mundo), ou "atman" (como essência ainda mais sutil dessa efetivação).
Resumindo, para a T.H*, promover "a cura real e definitiva" (que não pode ser confundido com o fim dos males existenciais e sim como a compreensão de como eles se produzem e podem ser eliminados)é "retornar" ou "reduzir-se" até o nível do jiva para só então, estando diante das "causas verdadeiras e originais", suspender seus "efeitos reais". Em outras palavras: curar um mal é cortá-lo pela raiz e não tratá-lo com paliativos. Pense nisso!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário