quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

SABEDORIA GREGA


PARADOXOS DA FELICIDADE*

            Certa vez, Creso – príncipe da Lídia e um dos homens mais poderosos da Grécia antiga – encontrou-se com Sólon, um dos grandes sábios atenienses da época. Após mostrar-lhe todas as riquezas provindas de suas conquistas, perguntou ao sábio quem era o homem mais feliz. Na cabeça soberba de Creso, a resposta era clara: ninguém menos do que ele próprio poderia encarnar a felicidade. Mas Sólon não correspondeu às expectativas do príncipe, e, ao que se sabe, teria respondido:
“Possuís certamente riquezas consideráveis e reinais sobre um grande povo, mas não posso responder a vossa pergunta sem saber se terminareis os vossos dias na abundância; pois o homem cumulado de riquezas não é superior àquele que possui o necessário, a menos que a boa sorte o acompanhe e que, gozando de todas essas espécies de bens, termine venturosamente sua existência. Antes de sua morte, evitai julgá-lo; não lhe deis esse nome de “feliz”; considerai-o somente venturoso”.

Ћ - Para muitos, a felicidade está diretamente relacionada à posse de bens materiais, de riqueza e poder. Porém, basta sairmos a ver por aí se aqueles que supomos felizes devido à riqueza que possuem são mesmo felizes, para concluirmos que pode não ser bem assim. Mas persistem em nosso espírito a esperança e a dúvida, e então saímos todos em busca da felicidade através da riqueza. No meu livro “O Governante das Estrelas – Da Materialidade do Eterno”, a teoria do supérfluo e do necessário, desenvolvida em um dos capítulos, lança uma luz maior sobre esse tema. Escreva para moficushinth@yahoo.com.br e saiba mais sobre isso.

*Fonte: Revista Discutindo Filosofia Ano 2 Nº10, p.25, texto de Sílvio Carneiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário