terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Filosofia e Realidade


O REAL É VERDADEIRO E O APARENTE É FALSO?*


A Metafísica – ao lado da Ética, Filosofia Política, Estética - é um dos muitos ramos da Filosofia. Ela versa sobre os fundamentos da realidade, daquilo que é e existe, o Ser. Seu objeto e seu método não possuem, entretanto, contornos tão claros como os das demais divisões.
Aristóteles (384-322 a.C.) foi o primeiro a sistematizar a investigação da Filosofia acerca da natureza da realidade. Segundo ele, o método categorial seria o mais adequado para investigar a natureza do real e a Metafísica deveria estabelecer os conceitos principais do real.
No cerne da busca metafísica pela determinação das categorias do ser está uma questão importante: como diferenciar o real da aparência?
No sonho temos igual convicção de que estamos tendo uma experiência concreta. Por que, então não, julgar que a experiência concreta não é na verdade um sonho ou uma alucinação?

            Ћ - Olhamos para o céu à noite e vemos uma meia-lua, uma lua pela metade. Cadê a outra metade dela? Nossos olhos são traídos: ela está lá inteirinha como sempre, mas a visão do “real” não passa de “aparência”. A realidade à nossa volta é surpreendente, quando estamos acordados ou quando sonhamos. Até que ponto podemos confiar nos nossos sentidos? e até que ponto podemos conhecer o que há além deles? A busca pela verdade é a "obsessão da Filosofia"!

* Fonte: Revista Discutindo Filosofia Ano 1 Nº6, Seção Sistemas e Métodos, p.48-51, Texto “Os fundamentos da Metafísica” de Suzana de Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário