sábado, 25 de maio de 2013

PALESTRA NA FAMA/PITÁGORAS

ENCONTRO COM OS UNIVERSITÁRIOS


No dia 23/05, estive na Faculdade FAMA/Pitágoras, ministrando a palestra "Direitos adquiridos, deveres cumpridos", como parte da programação da Semana Transdisciplinar. Na ocasião, falei do "direito" e do "dever" como valores indissociáveis e complementares. Minha abordagem focou a questão de que todas as pessoas têm interesse no tema (tanto que tive uma excelente audiência), no entanto, em contrapartida, muitas também são as pessoas que não respeitam os direitos de certos grupos ou classes de cidadãos.


A pauta da Semana Transdisciplinar direcionava para "o direito à acessibilidade", portanto, também enfoquei essa questão, falando do desrespeito de alguns motoristas que insistem em ocupar as vagas reservas aos deficientes ou pessoas de mobilidade reduzida; além da obstrução das rampas de acesso aos prédios e vias e a ocupação, por parte dos não deficientes nem idosos, dos lugares preferenciais nos coletivos.


O ponto principal, que destaco na minha palestra, foi o debate que promovi com os universitários, a partir de indagações como "Que tipo de cidadãos somos?", "Que sociedade queremos?" e "Por que parece ser tão difícil respeitar o direito dos outros?".


Essa foi a segunda palestra que ministrei na Instituição (a primeira foi em setembro/2012), "A Transvaloração da Educação") e fico muito feliz em participar desses eventos universitários, uma vez que são oportunidades de levar o meu ponto de vista filosófico sobre questões que dizem respeito não só ao âmbito universitário, mas também a toda a sociedade.

Aproveitei a oportunidade para aplicar a pesquisa desenvolvida pelo MOFICUSHINTH sobre assuntos como cultura, educação, religião e mercado de trabalho, uma vez que nosso Movimento Filosófico se pretende um instrumento ou mecanismo de mobilização daqueles que têm, como nós, o interesse de promover o melhoramento na qualidade dos cidadãos da nossa sociedade.



Outras palestras serão ministradas ao longo deste ano, e qualquer pessoa ou instituição pode entrar em contato comigo (terapiadaeducacao@hotmail.com) ou com o MOFICUSHINTH (moficushinth@yahoo.com.br), para contratar minhas palestras, sobre o tema que desejar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário