terça-feira, 28 de junho de 2011

AS VANTAGENS EM SE PUBLICAR ARTIGOS

Por que publicar artigos?*


Você escreveu um artigo profissional e de qualidade. E agora? vai querer que ele "junte poeira" ou que alcance apenas um ou dois clientes potenciais? Na certa a resposta é não... A publicação de seus artigos, seja em periódicos, seja em sites da Internet, ajuda muito a divulgar o seu trabalho como escritor, seja de qual área for, alcançando milhares de usuários sedentos por informação e conteúdo para os seus sites.
A publicação de seus artigos faz com que você compartilhe seu conhecimento, ganhe reconhecimento e muitas outras vantagens, como publicidade. O autor pode incluir seus dados de contato e ter um link para o seu site. Isso significa publicidade gratuita para o seu negócio e/ou seu site. Além do mais, seu artigo provavelmente será lido por pessoas interessadas no assunto sobre o qual você escreveu. Isto é, pessoas que provavelmente se interessarão pelos serviços que você tem a oferecer.
No caso da Internet, quando você publica seu artigo em um diretório, ele pode vir a aparecer em muitos outros sites ao mesmo tempo. Isto acontece graças à tecnologia RSS. RSS permite que sites publiquem os seus artigos. Alguns sites, após receber o artigo, irão repassá-lo para outro site, e assim em diante. Em pouco tempo seu artigo pode ser publicado em centenas de sites sem nenhum esforço de sua parte. Publicar seus artigos aumenta sua credibilidade pessoal e profissional, pois inicia um ciclo da confiança com seus leitores. Através de seus artigos seus leitores percebem seu nível de profissionalismo e tem uma melhor impressão de você. Ao distribuir seus artigos pela internet, você traz tráfego ao seu site de várias áreas diferentes. Imagine, por exemplo, que seu artigo é sobre tecnologia mas acaba sendo publicado em um diretório de artigos de negócios e sendo lido por executivos que poderão autorizar a compra de seus produtos para a própria empresa. Seu artigo pode ser um exemplo do seu negócio e pode incluir informações como seu e-mail ou endereço, permitindo que clientes potenciais possam entrar em contacto. Certifique-se apenas que seu artigo está bem escrito e não soa muito comercial. De forma potencial você pode divulgar seu site/negócio e aumentar sua reputação online.
Eu, por exemplo, só este ano, tenho três artigos publicados em revistas nacionais e três no site do Artigonal. Já estão programadas, pelo menos, mais 4 publicações até o final do ano em revistas, como Conhecimento Prático Filosofia (Editora Escala), Filosofia (Mythos Editora) e Sexto Sentido (Mythos Editora), além de outros que ainda publicarei no Artigonal.
A importância de ter um artigo publicado não se resume, nem deve se resumir, a meramente "ganhar dinheiro". Publicando seu artigo, você transmite seus conhecimentos, gera informação, dá visibilidade a seu trabalho, além de usufruir de uma satisfação ímpar de se ver publicado e divulgado.
O reconhecimento virá tão logo o seu público-alvo comece a responder às suas publicações e indicar seus textos a outras pessoas, assim como a partir da procura de outras editoras por seu trabalho.

* Este texto foi adaptado do original que se encontra no site www.artigonal.com do qual sou colaborador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário